Presépio e árvore de Natal são sinais de fé e esperança, lembra Papa

  • 15/12/2025

Leão XIV recebeu, em audiência, delegações que doaram presépio e árvore de Natal expostos na Praça São Pedro durante Tempo do Natal

Da Redação, com Vatican News

A imagem ilustra o Papa Leão XIV com suas habituais vestes pontifícias. Ele está de costas, com o rosto virado para o lado e uma expressão serena. Ao fundo, vê-se uma árvore de Natal constrastando com o céu.

Foto: Massimo Valicchia via Reuters Connect

É tradição que, no mesmo dia em que se inaugura o presépio e a árvore de Natal na Praça São Pedro, o Papa receba as delegações que fizeram as doações. Foi exatamente isso o que aconteceu nesta segunda-feira, 15, na Sala Paulo VI.

Leão XIV se encontrou com cerca de 4.500 pessoas provenientes tanto do norte quanto do sul da Itália. Os que vieram dos municípios de Lagundo e Ultimo, na província de Bolzano, região norte do país, doaram o abeto de quase 27 metros de altura. O outro grupo, do sul, veio de Nocera, na província de Salerno, e presentearam o Pontífice com o presépio.

Também esteve presente uma delegação da Costa Rica, composta pela primeira-dama do país, Signe Zeicate, pelo embaixador do país junto à Santa Sé e pela artista Paula Sáenz Soto, autora do presépio Nacimiento Gaudium. A obra ficará exposta na Sala Paulo VI durante todo o período de Natal e traz um apelo ao mundo para proteger a vida desde a concepção.

“Cada uma das 28 mil fitas coloridas que decoram a cena representa uma vida preservada do aborto graças à oração e ao apoio prestado por organizações católicas a muitas mães em dificuldade. Agradeço à artista costarriquenha que quis, juntamente com a mensagem de paz do Natal, lançar também um apelo para que a vida seja protegida desde a concepção”, explicou Leão XIV durante seu discurso.

Leia mais
.: Presépio é luz para o mundo que precisa de esperança, frisa Papa

.: Papa no Natal: menos compras excessivas, mais gestos concretos

Nossa Senhora, modelo de silêncio adorador

O Papa agradeceu os envolvidos na produção do presépio, sublinhando como a obra procura unir arte e espiritualidade em uma cenografia que narra a fé e as raízes culturais de Nocera. “Aos peregrinos provenientes de todas as partes do mundo que se dirigirão à Praça São Pedro, a cena da Natividade lembrará que Deus se aproxima da humanidade, torna-se um de nós, entrando na nossa história com a pequenez de uma criança”, afirmou.

“De fato”, prosseguiu o Pontífice, “na pobreza do estábulo de Belém, contemplamos um mistério de humildade e amor. Diante de cada presépio, mesmo aqueles feitos em nossas casas, nós revivemos aquele acontecimento e redescobrimos a necessidade de buscar momentos de silêncio e de oração na nossa vida, para nos reencontrarmos e entrarmos em comunhão com Deus”.

Esse modelo de “silêncio adorador a ser seguido vem de Nossa Senhora, observou o Santo Padre. “Ao contrário dos pastores que, voltando de Belém, glorificam a Deus e contam o que viram e ouviram, a Mãe de Jesus guarda tudo no seu coração. O seu silêncio não é simplesmente calar: é admiração e adoração”, comentou.

Leia mais
.: Confira o presépio que representa o Brasil em exposição do Vaticano

.: Mais que enfeites, decoração de Natal é convite à esperança, diz padre

Árvore de Natal, sinal de esperança

Ao lado do presépio na Praça São Pedro, a árvore de Natal proveniente das florestas do norte da Itália, com suas folhas sempre verdes, é sinal de vida, recordando a esperança que não se perde nem mesmo no frio do inverno. “As luzes que a adornam simbolizam Cristo, luz do mundo, que veio para dissipar as trevas do pecado e iluminar o nosso caminho”, acrescentou Leão XIV.

“O Presépio e a Árvore são sinais de fé e esperança; enquanto os contemplamos em nossas casas, nas paróquias e nas praças, pedimos ao Senhor que renove em nós o dom da paz e da fraternidade”, ressaltou o Papa. Neste contexto, recordou o atentado aos participantes de um festival judaico na Austrália, ocorrido neste domingo, 14, e convidou os fiéis a rezar pelas vítimas.

“Deixemos que a ternura do Menino Jesus ilumine a nossa vida. Deixemos que o amor de Deus, como as folhas de uma árvore sempre verde, permaneça fervoroso em nós”, concluiu o Pontífice.

A inauguração do presépio e a iluminação da árvore de Natal na Praça São Pedro estão programadas para as 17h do horário local (13h no horário de Brasília). O presépio e a árvore permanecerão expostos até o final do tempo do Natal, que coincide com a Festa do Batismo do Senhor, em 11 de janeiro de 2026.

O post Presépio e árvore de Natal são sinais de fé e esperança, lembra Papa apareceu primeiro em Notícias.

FONTE: https://noticias.cancaonova.com/especiais/pontificado/leao-xiv/presepio-e-arvore-de-natal-sao-sinais-de-fe-e-esperanca-lembra-papa/


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes